dcsimg

November 15 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Aumenta limite do crédito consignado e também os seus juros

Aumenta limite do crédito consignado e também os seus jurosA medida provisória que permitia ampliar o desconto do crédito consignado para aposentados, pensionista e trabalhadores virou lei em 23 de outubro de 2015. O limite que antes era de 30% passou para 35%, porém é importante ressaltar que esse aumento de 55% só será válido para pagar dividas do cartão de crédito e os outros 30% continuam para as demais dívidas.

Essa lei demorou um pouco para ser aprovada uma vez que inicialmente a proposta era de aumentar para 40%, e segundo a presidente Dilma Rousseff isso poderia acarretar o endividamento das famílias. Posteriormente após alterações ela foi sancionada com o limite de 35%.

Apesar de mais de 46% das famílias brasileiras estarem com dívidas essa lei tem gerado muita discussão, pois enquanto alguns defendem que essa é uma maneira de colocar as contas em dia outros dizem que só cria uma ilusão. Isso porque apesar de se conseguir o empréstimo para pagar as contas o valor recebido mensalmente será menor e as famílias podem não conseguir lidar com essa situação.

No ano passado, o INSS já havia realizado algumas alterações para facilitar o pagamento das dívidas com cartão de crédito e empréstimo pessoal aumentando o número de parcelas de 60 para 72, mas parece que isso não foi suficiente.

Apesar do limite ter sido ampliado há outro problema, foi aprovado o aumento das taxas de juros dos empréstimos consignados realizados para aposentados e pensionistas do INSS. Isso significa que apesar do percentual ser maior o valor pago pela dívida também será.

No caso dos empréstimos pessoais os juros que antes eram de 2,14% vão passar para 2,34% ao mês. Os consignados para cartão de credito passam de 3,06% para 3,36% ao mês. Isso vai afetar as contas isso porque o valor final a ser pago com esse aumento vai comprometer ainda mais as finanças dos pensionistas.

Em um ano que a elevação dos preços foi bastante alta esse aumento nos juros pode comprometer ainda mais esses pensionistas, isso porque hoje uma das maiores causas de endividamento entre idosos é por causa do consignado. Isso pode ser muito bem observado quando percebe se que somente no mês de setembro a inadimplência entre idosos cresceu 9,27% enquanto a média do restante da população ficou em 5,45%.

Portanto na hora de fazer um consignado é preciso pensar bem em como isso afetará as contas e se possível fazer um empréstimo por vez.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.