dcsimg

August 19 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Como organizar as finanças pessoais



Ser organizado é algo que serve para tudo na vida, principalmente nas finanças. Por isso, vamos aprender a organizar as finanças pessoais?

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas pregam o consumo desenfreado, onde o que vale é estar na moda, ter o celular do mês, o carro do ano, a roupa da atriz da novela, o cabelo da estação, entre tantas outras coisas que muitas pessoas prezam ter. E toda essa vontade de estar na moda faz com que as pessoas caiam em um caminho que pode ser difícil voltar atrás: as dívidas.

Comprando de uma forma irresponsável, muitas vezes compramos coisas que nem precisamos, fazendo com que gastemos nossas finanças e objetos fiquem esquecidos em nossas residências. Muitas pessoas são consideradas compradoras compulsivas e precisam de ajuda para organizar as finanças. Que tal algumas dicas para organizar as finanças pessoais?

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Eu preciso disso agora?

Quando você for passear ou, até mesmo, fazer as compras do mês e se deparar com algo que você ache bonitinho e sinta vontade de adquirir, faça-se essa pergunta simples, mas crucial para o momento: “Eu estou precisando disso agora?”. Muitas pessoas ainda se fazem outra pergunta: “O preço vale a pena ou consigo encontrar mais em conta?”. No mais, cabe apenas a você analisar se você realmente precisa daquilo no momento e se não pode dar prioridade a outras possíveis compras.

Planeje seu orçamento

Uma forma de você não extrapolar suas dívidas é você planejar seu orçamento. Você colocar na ponta do lápis (ou em uma planilha, para os mais moderninhos) todas as suas contas de valor fixo (compras parceladas, impostos, aluguel) e ainda calcular uma estimativa de contas variáveis (contas de água, luz, fatura de cartão de crédito) pode lhe ajudar e muito a organizar as finanças.

Deixe um dinheiro por mês sobrando

Um dos erros que as pessoas mais cometem na hora de seguir a dica anterior é que elas acabam planejando todo o orçamento a ser recebido, ficando sem nenhum centavo para passar o mês. Essa dica serve mais como um complemento da dica acima. Não ultrapasse o seu orçamento mensal. Procure deixar uma parte do seu salário para que, caso ocorra algum imprevisto, você tenha como reagir ou, caso não ocorra nenhum imprevisto, você possa ter um momento de lazer.

Muitas pessoas consideram algo impensável controlar suas finanças, já que isso atrapalharia na hora de comprar e comprar e comprar. Por outro lado, organizar suas finanças pessoais te ajuda a sair de um sufoco (dívidas, nome sujo, entre outros) e ainda ajuda a ser um consumidor consciente. Comprar tudo o que vê pela frente não é estar na moda. Estar na moda é saber se controlar, nas compras e nas contas.

Comece agora mesmo a organizar suas finanças pessoais e veja a diferença!

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Celio January 29, 2017 at 12:47 pm

Bom dia, sou comerciante e as minhas dividas estão mais altas do que eu estou recebendo, o que posso fazer? Estou com fornecedores e boletos atrasados, entrei no limite do banco e não consigo colocar essas contas em dias.Como eu posso fazer para conseguir deixar minhas contas em dias sendo que estou trocando cheques para cobrir alguns orçamentos e tentando pagar as contas?

Obrigado!

Sanaira Silveira January 30, 2017 at 11:58 am

Bom dia Celio,

Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Para fazer uma cotação de empréstimo, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.