dcsimg

September 21 2014

Andréia Silveira

Brasileiros fazem empréstimo consignado para pagar contas básicas


Muitos brasileiros estão fazendo empréstimo consignado até mesmo para pagar contas do dia a dia.

udinvest.com.brDe acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o número de brasileiros que estão optando por fazer empréstimo consignado para conseguir pagar suas dívidas básicas está aumentando. Subiu 13,7% o volume de dinheiro que foi emprestado para o consignado no último ano.

Esse é um número significativo de consumidores que fazem empréstimos para quitar as contas mais básicas da casa, como telefone, água, luz, condomínio e aluguel. Esses dados foram revelados através de uma pesquisa que a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas levantou.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Um exemplo disso é, de acordo com uma entrevista realizada pelo Jornal da Globo, o aposentado Paulo Cesar Alves que alega ter medo de não conseguir pagar suas contas. Ele informou na entrevista que depois que se aposentou por problemas de saúde, seu salário diminuiu muito e então ele optou por fazer um empréstimo consignado, que é que vem descontado diretamente da folha de pagamento, e seu dinheiro do empréstimo já tem um destino certo.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas fez um levantamento que mostrou que são muitos os brasileiros que estão vivendo a mesma realidade de Paulo, onde 14% das pessoas que foram entrevistadas informaram ter feito um empréstimo consignado para conseguir pagar suas contas básicas da casa.

Aumentou o volume de empréstimo consignado

O volume de dinheiro que foi emprestado por meio de empréstimo consignado está crescendo. Somente nos últimos 12 meses o percentual aumento 13,7% a mais e por lei, o empréstimo que é descontado em folha de pagamento não pode vir a comprometer mais do que até 30% da renda mensal de servidores públicos e aposentados ou pensionistas.

Então, para evitar que essa dívida se transforme numa bola de neve e fique cada vez mais difícil para ser quitada, o Procon está orientando os consumidores para ficarem mais atentos em relação às cláusulas contratuais.

Gilberto Dias, gerente do Procon Assembleia de Minas Gerais, recomenda ao consumidor não se preocupar, apenas, com o fato da prestação caber ou não no seu bolso. É preciso que ele analise de forma geral todas as condições. Isso porque o valor da prestação e a taxa de juros é algo que precisa ser levado em conta, portanto é muito importante para que o consumidor não seja lesado ao fazer essa contratação.

Vantagens que o crédito consignado oferece

Os juros têm subido muito no país, de um ano para cá, e eles são uma arma para o Banco Central para a guerra contra a inflação. E mesmo assim as taxas continuam a ser mais vantajosas para as pessoas que fazem um empréstimo consignado, ou seja, com desconto direto em folha ou na aposentadoria.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Quem procura acaba percebendo que dá para fazer um empréstimo com juros mais em conta, mesmo em época de crédito mais difícil. Um tempo atrás o empréstimo consignado foi muito procurado e concedido a ponto de crescer 30% em um período de um ano. Atualmente já não é assim que funciona, porém continua a ser uma excelente opção de crédito por ser mais barato.

Desde o mês de março do ano passado a abril de 2014 o empréstimo consignado cresceu em quase 15%, enquanto o crédito pessoal ficou mais negativo. E é bem fácil de entender o porquê, pois no crédito pessoal a média de juros chega a 99% ao ano, enquanto no empréstimo consignado é de 25%.

Mas ainda assim, como em qualquer tipo de empréstimo, o consumidor precisa ficar atento aos prazos, pois quanto mais longo, mais caro e mais perigoso será, independente do orçamento de cada consumidor.

Lembre-se de que não importa o tamanho do seu empréstimo, existe uma regra que vale para todos, sempre. Então use bem seu crédito e saiba como ele deve funcionar em sua vida, pois ele tem que ajudar e não atrapalhar.

Links relacionados:

·         Como funciona o Empréstimo Consignado Caixa

·         Empréstimo consignado para servidores públicos civis federais

·         Crédito Consignado para Aposentados e Pensionistas

Sobre o autor: Andréia Silveira

Andréia Silveira está cursando Turismo e fez diversos cursos na área de tecnologia. É escritora freelancer e tem uma enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.