dcsimg

April 27 2016

Jeniffer Elaina da Silva

Empréstimo consignado poderá ser feito com o uso de FGTS

Emprestimo-consignado-podera-ser-feito-com-o-uso-de-FGTSGoverno está estudando uma proposta para usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado.

As instituições financeiras enviaram ao governo uma proposta para que o trabalhador possa usar a multa do FGTS para conseguir o empréstimo consignado. Já a União sugeriu que além dos 40% do valor pago com a multa, ainda possa ser usado 10% do que se tem depositado. Com isso os bancos vem uma forma de diminuir a inadimplência e uma possibilidade de baixar os juros cobrados.

Essa medida apesar de não ter sido aprovada, já tem gerado bastante discussão e opiniões divergentes. O presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Nelson Azevedo, disse que isso faria o trabalhador usar um fundo de segurança para o futuro. Já o economista Marcus Evangelista vê o empréstimo consignado como uma forma das famílias contraírem dividas, já que boa parte do endividamento vem desse meio de financiamento.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Para as financeiras o risco seria reduzido para zero já que o recurso está disponível em uma conta do trabalhador, porém isso seria um benefício apenas unilateral.

As alternativas do empréstimo consignado com o FGTS

Apesar do governo estar buscando saídas para a crise financeira tentando facilitar o acesso ao crédito, liberar o FGTS para o empréstimo consignado pode não ser a melhor alternativa, já que o trabalhador vai continuar pagando juros por esse dinheiro.

Luiz Alberto Machado, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), avalia como válida a tentativa de tentar encontrar uma saída para a crise, porém acredita que deveria haver projeto de políticas econômicas mais amplas e não apenas ações isoladas.

Para ele pode ser válido para o trabalho esse empréstimo consignado em um momento de necessidade, mas não descarta a possibilidade do FGTS ser usado para outros fins. Seria importante redefinir as finalidades do fundo de garantia, permitindo, por exemplo, que o trabalhador pudesse definir onde aplicar esse dinheiro ou o que fazer com ele.

Hoje o fundo de garantia, pode, por exemplo, ser usado no financiamento ou compra da casa própria o que garantia moradia, porém não pode ser usado para que a pessoa abra o seu próprio negócio e se torne um empreendedor.

Essa pauta ainda está em discussão no governo e não se sabe ainda o que será aprovado, mas mais do que o empréstimo consignado com o FGTS seria importante o governo considerar outros usos para esse fundo do trabalhador.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Josenaldo Bonfim dos Santos May 8, 2016 at 12:12 am

Olá,

Eu acho que assim como o funcionário público pode ter empréstimo consignado, para usar o dinheiro para uma reforma de casa, pagar dívidas o que quiser, além de que ninguém é obrigado a usar o empréstimo, faz quem quiser. Por que o funcionário público pode ter esse direito e o empregado privado tem que depender se as empresas fizer o convênio dela? Além disso, é bom para os bancos, para o governo e para os trabalhadores, que faz esse dinheiro que está preso no FGTS circular no comércio.

Att.

Sanaira Silveira May 10, 2016 at 9:21 pm

Boa tarde Josenaldo,

Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de empréstimo, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Melque May 21, 2016 at 1:21 am

Olá,

Concordo com o comentário acima, mas infelizmente até agora nada foi definido a não ser a medida provisória 719 publicada pelo governo Dilma. Acredito que esse novo governo não quer liberar dinheiro na economia, talvez eles não tenham interesse nisso, o real interesse desse novo governo é vender tudo (privatizar), por preço de banana e ficar com a grana por debaixo dos panos… assim fica bem melhor para eles.

Até mais

Sanaira Silveira June 7, 2016 at 10:51 pm

Boa tarde Melque,

Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Caso tenha interesse em fazer um empréstimo, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

Abraço

Luiz Henrique June 14, 2016 at 8:52 pm

Olá,

Sou funcionário público, estou negativado e gostaria de fazer um empréstimo com uma financeira legal e sincera para também honrar com meus compromissos.
Valor pretendido: 100.000,00 reais.

Aguardo retorno.

Sanaira Silveira June 14, 2016 at 9:51 pm

Boa tarde Luiz,

Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Para fazer a cotação, preencha o formulário em nosso site para que um de nossos vendedores entre em contato com você.

Abraço

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.