dcsimg

March 30 2016

Jeniffer Elaina da Silva

Empréstimo consignado: confira as dicas do PROCON!

Empréstimo consignado: confira as dicas do PROCON!Veja boas dicas do Procon para não cair nas armadilhas do empréstimo consignado:

Avalie suas necessidades conscientemente

Ainda que possua juros mais baixos comparativamente a outras modalidades de crédito (como o empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial), o empréstimo consignado não deixa de ser uma operação de crédito em que a cobrança de juros é efetivamente uma prática integrante. Nessa lógica, é necessário avaliar racional e friamente de que forma a contratação desse empréstimo irá comprometer o seu orçamento, já que a mensalidade do mesmo não pode ultrapassar 30% do montante do benefício no empréstimo com desconto em folha ou de 10% nos casos em que é usado o cartão de crédito consignado.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

 Faça um planejamento

Tendo em conta o ponto anterior, vale dizer que planejar é a primeira e mais importante etapa de um empréstimo consignado, uma vez que o salário será parcialmente reduzido e, com isso, o orçamento e saldo disponível serão impactados na sua globalidade. Além disso, todas as questões burocráticas e administrativas também devem ser tidas em conta nesse processo de planejamento para um melhor aproveitamento desse empréstimo.

Busque a melhor alternativa

Pesquisar a melhor relação custo-benefício no que respeita às ofertas feitas pelas instituições bancárias é fundamental para assegurar a contratação de um empréstimo consignado com taxas de juro favoráveis e condições que sejam benéficas para você.

Contratação: conheça seus direitos!

A formalização do contrato do empréstimo consignado demanda que a instituição financeira forneça as seguintes informações fundamentais: valor total financiado, taxas mensal e anual de juros, número e periodicidade das prestações e soma total a pagar pelo empréstimo. Dessa forma, ao assinar o contrato é imprescindível que você exija sua cópia como garantia da formalização do mesmo dentro dos parâmetros legais que o regem.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Atente nos prazos

Com efeito, a modalidade consignada pode ser paga em até 72 parcelas e, caso seja possível, é altamente recomendável que você escolha um prazo mais curto para reduzir o valor dos juros a ser pago. Em adição – e por se tratar de uma operação de concessão de crédito –, você tem direito ao abatimento proporcional de juros e encargos se optar pela antecipação das parcelas do empréstimo.

Posto isto, vale ainda reforçar que os bancos e demais instituições financeiras não podem comercializar crédito consignado via telefone nem proceder à cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC). É ainda vedada a devolução de dinheiro em casos de renegociação ou transferência do débito para outro banco através da portabilidade de crédito.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.