dcsimg

January 22 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Melhor parcelar ou pagar à vista IPTU e IPVA?



Melhor parcelar ou pagar à vista IPTU e IPVA?Quando chega o começo do ano as contas já começam a surgir e uma dúvida pode ser frequente: é melhor pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelar?

Na verdade, para ter esta resposta você deve avaliar sua situação financeira. Então veja só:

Quando pagar as contas à vista

Se você tem dinheiro na poupança ou em algum fundo, a melhor forma é pagar IPTU e IPVA à vista devido a geralmente terem descontos para o pagamento em parcela única. Assim, você consegue economizar um dinheiro a mais e fica livre das contas de uma vez.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Para ter uma noção da economia, em Belo Horizonte o desconto do IPTU pago em janeiro é de 7%, em Curitiba 6% para pagamento até dia 10 de fevereiro e em São Paulo 4% para quem pagar em janeiro.

Já para o IPVA, no Rio de Janeiro o desconto pode ser de 10% para quem pagar em uma parcela.

Quando parcelar as contas

Se você não tem dinheiro guardado na poupança ou em nenhum fundo e não tem como quitar este valor à vista, terá que parcelar o IPTU e IPVA.

Com isso, você deve saber que vai pagar um pouco a mais, os famosos juros. Para isso, programe-se e saiba as datas certas de pagamento depois.

Vale a pena contratar empréstimo para pagar as contas?

Caso você consiga fazer um empréstimo com juros baixos e no cálculo geral do pagamento das parcelas os juros sejam menores que o pagamento parcelado, vale a pena.

Um exemplo é que se pegar uma CET de 2,5% ao mês e fazer um parcelamento em três vezes, pagará 7,68% de juros, então se o desconto da conta for de 10% vale a pena fazer este empréstimo e quitar a conta de uma vez, aproveitando ainda para pagar menos.

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Para aposentados e servidores públicos federais, os empréstimos consignados podem ser vantajosos neste momento, pois oferecem juros a partir de 1,45% para servidores e 1,70% para aposentados. Mas como isso varia conforme o banco, você deve analisar a viabilidade. Da mesma forma, vai depender do desconto oferecido em sua região.

Conclusão

Ficar com as contas em atraso não é bom para ninguém e pagar à vista é sempre a melhor opção para se livrar da conta e obter descontos, mas se ver que a situação financeira não permite, avalie os juros para pagamento das parcelas e as opções de empréstimos disponíveis nos bancos, pois pode ser vantajoso pedir um empréstimo e quitar a conta à vista do que parcelá-la com juros maiores (além de ter que ficar pagando todos os meses).

Aproveite e faça uma simulação no EmprestimoConsignado.org para descobrir o melhor crédito para você.

Sobre o autor: Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de três anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.