dcsimg

April 17 2013

Dafna Obadia

Planejamento financeiro pessoal: por que usá-lo?



Saiba como montar sua própria organização financeira e descubra a importância da sua utilização para a sua vida.

Independente da renda que se vive, seja através de aposentadoria, salário mensal, renda de imóveis, pensão, enfim, qualquer modalidade que seja exige planejamento e organização financeira. É muito comum ocorrerem momentos, ou melhor, meses em que falta dinheiro no final do mês, e do modo contrário, existem tempos em que só o mês que sobra. Por que isso ocorre? Como evitar esse tipo de situação? Entenda como o planejamento financeiro pessoal pode ajudá-lo no controle das despesas e no aumento do seu padrão de vida.

As situações de desregramento financeiro mensal ocorrem pela falta do controle de gastos, ou seja, a ausência de um orçamento mensal, que, evidentemente, é fruto de um planejamento. Diferente do que se pensa acerca do planejamento financeiro pessoal, ele é verdadeiramente de extrema valia para identificar os principais gastos. Através de uma de uma planilha ou de um pequeno esquema, é possível identificar porque as despesas são maiores que a sua própria renda mensal. Através de um simples orçamento, tornam-se praticáveis hábitos que deixaram de fazer parte do seu cotidiano, em virtude da má administração do dinheiro.

O primeiro passo é se despir do preconceito e da preguiça. Valorize o seu dinheiro e encare de forma mais séria a forma como lida com os seus dispêndios diários, por exemplo: em duas semanas de teste é fácil descobrir quais são os gastos realmente necessários e quais aqueles que são supérfluos, ou seja, os que não são de necessidade e que se repetem com frequência. Procure ter consciência de como o dinheiro que é gasto em despesas fúteis podem ser aplicados em situações mais importantes para você e para sua família.[leadform]

Solicite seu empréstimo agora, preencha nosso formulário de cotação, clique aqui.

Após o período de teste é possível se avaliar mais sobre a própria organização financeira, é neste momento que se deve criar o orçamento.  Geralmente, e para maior segurança, os orçamentos são escritos, mas isso não impede que você o tenha organizado na mente, apenas. Tê-lo de forma organizada e palpável é uma maneira de sempre poder recorrer às suas anotações nas horas mais necessárias. Como conselho, é interessante montar uma planilha ou um esquema das despesas, mediante análise prévia, a qual foi mencionada anteriormente. Para se iniciar não há mistério, comece fazendo da forma que mais estiver ao seu alcance, afinal, o importante é ter consciência de oitenta por cento da despesa mensal. A partir desse conhecimento é que se pode regrar e perceber o que está sendo tão dispendioso e o que poderia estar melhor.

Para ilustrar melhor, entenda que é necessário por no seu esquema as contas, seja de luz, água, telefone ou cartão de crédito. Analise cada uma delas e perceba que o que pode ser feito para melhorar. Dê atenção especial ao cartão de crédito, geralmente, ele é o principal responsável pela falta de medida nos gastos. Uma boa dica é deixar o cartão de crédito em casa, por alguns dias, porque o impulso é o seu pior inimigo. Organize-se, esta é a melhor dica para se ter um satisfatório planejamento financeiro, além disso, seja disciplinado: imponha objetivos.

Através de todas as informações úteis, acima descritas, é possível investir a sua renda em alguma coisa importante, que há muito tempo se esperava, como um imóvel, um carro, uma viagem e tantas outras coisas. Se a sua meta está bem esclarecida a sua disciplina será maior e a vontade de seguir o orçamento também. Por isso, é altamente aconselhável, no momento da produção do seu planejamento, identificar qual é a meta a ser estabelecida. Seja curioso e procure informações em jornais ou sites específicos, pois, é somente com a força de vontade é que se consegue manter um bom controle de finanças.

Sobre o autor: Dafna Obadia

Dafna Obadia, escritora e assistente virtual, brasileira, paraense e natural da cidade de Belém. É amante do conhecimento, por isso, vem agregando ao seu embasamento acadêmico os cursos de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa / Língua Inglesa) na Universidade Anhanguera, Bacharelado em Direito na Universidade da Amazônia e Licenciatura em Música na Universidade do Estado do Pará. Sua meta atual é mergulhar no mundo da Tecnologia da Informação.


Discussão

Douglas August 30, 2013 at 2:07 pm

Bom dia,

Estou pesquisando achei um site bom também: Grupoamp

Abraços.

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.