Muitos bancos começam a ofertar em março a antecipação da restituição do IR, mas será que vale mesmo a pena?
Quem declara imposto de renda sabe que será restituído de acordo com os gastos e os bancos aproveitam para ofertar a antecipação da restituição do IR. Essa é uma modalidade de empréstimo que os bancos fazer com juros mais baixos, pois há maiores garantias de recebimento do valor devido a devolução pela Receita Federal direto em conta corrente.
Apesar de ser uma maneira de conseguir dinheiro sem muita burocracia é preciso saber avaliar se vale a pena pegar esse dinheiro.
O que considerar para fazer a antecipação da restituição do IR
Antes de pegar esse valor emprestado com o banco é necessário avaliar alguns itens como onde ele será empregado para saber se vale a pena pagar os juros ou se é melhor esperar a restituição. Veja alguns fatores.
Compare os juros – é preciso comprar os juros correspondente a antecipação da restituição do IR e também os que serão cobrado no caso de parcelamento de um bem ou outro motivo no qual o dinheiro será utilizado. Sempre opte pelo que conta com as menores taxas. Se ele for utilizado para pagar dívidas como a do cartão de crédito pode ser bem vantajoso.
Comprar à vista – se está pretendendo fazer uma compra o pagamento à vista é mais vantajoso, pois costuma gerar desconto e ainda faz com que você fuja dos juros. Mas não esqueça de fazer a conta se irá compensar ir por esse caminho.
Se atente ao contrato – isso é muito importante, pois você está prometendo pagar ao banco um dinheiro que não sabe se irá receber e no caso de cair na malha fina pode haver atraso nessa devolução. Por isso é necessário prestar atenção no que determina o contrato nesses casos, pois os juros e taxas cobradas podem ficar bem altos.
Casos de emergência – para situações de emergência, principalmente que envolvam a saúde esse dinheiro é bem-vindo. Isso pode antecipar o tratamento e evitar que a pessoa crie dívidas cm despesas médicas e medicamentos.
Não utilize esse dinheiro para fazer investimentos – pegar esse dinheiro para investir não é uma boa escolha, isso porque os rendimentos de uma investimentos não são tão altos quantos os juros cobrados. Além disso, o tempo de retorno será pouco.
Por isso, antes de fazer a antecipação da restituição do IR avalie todos os pontos para não acabar pagando caro por isso.