O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais procuradas e utilizadas no Brasil, isso porque, ele oferece diversas vantagens, como não haver a incidência de juros (apenas a taxa de administração que deve ser paga a empresa administradora). No entanto, você sabia que existe a portabilidade do empréstimo consignado? E sabe como fazer esse procedimento? Continue lendo para saber mais!
A portabilidade do empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa em diversos casos, e por isso, vale a pena saber mais. Porém, também é preciso tomar certos cuidados, para que essa troca vale a pena.
É possível fazer a portabilidade do empréstimo consignado?
No empréstimo consignado, o desconto para o pagamento é feito diretamente na conta bancária do cliente, e por isso, é mais difícil de cancelar, deixar de pagar ou trocar de empresa. Porém, a troca é possível e o processo é bastante simples.
Essa pode ser uma boa opção quando o cliente encontra uma condição de pagamento menor em outra empresa, ou então, quando a taxa de administração também é menor, o que diminui o preço total do empréstimo.
E é justamente isso que deve ser cuidado pelo cliente, já que o ideal é sempre trocar para uma empresa que vá facilitar o pagamento do consignado, e não, dificulta-lo ainda mais. Por isso, é preciso analisar atentamente a todas as propostas.
Como fazer a portabilidade do empréstimo consignado?
Para fazer a portabilidade do empréstimo consignado, o cliente precisará pedir um novo empréstimo na empresa escolhida, no valor do saldo que ainda deve no primeiro consignado. Para isso, deverá solicitar o boleto de quitação do primeiro empréstimo, e levar na segunda empresa.
A nova empresa então fará a transferência do valor para a primeira, e o cliente começará a pagar as parcelas já no novo local.
No entanto, como esse pagamento ocorre entre os bancos, é preciso, antes de tudo, avisar que se trata de uma portabilidade do empréstimo consignado, até mesmo para saber se as instituições são conveniadas e realizam esse tipo de ação entre elas.
Além dos documentos pessoais necessários para a realização de qualquer empréstimo (RG, CPF e comprovantes de renda e residência), o boleto de quitação é indispensável para solicitar a portabilidade do empréstimo consignado.
O que você achou da portabilidade do empréstimo consignado? Achou essa uma opção atrativa? Deixe sua resposta nos comentários e compartilhe esse post com seus amigos e familiares, para que eles também conheçam essa alternativa!