Como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros

19, dezembro, 2014
Jeniffer Elaina da Silva

A realização de um empréstimo não significa necessariamente que a pessoa está destinada a ficar na mesma instituição que escolheu inicialmente até o seu pagamento total já que existem na atualidade possibilidades relacionadas a como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros.

Como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros

Imagem: Getty Images

Como funciona a portabilidade de crédito para diminuir juros

A portabilidade de crédito consiste, de maneira conceitual, na busca pelo consumidor que está pagando um empréstimo na possibilidade de levá-lo para outra instituição financeira que ofereça melhores preços com juros menores.

É possível a sua solicitação para diferentes tipos de operações de crédito como a relacionada com empréstimos imobiliários, Crédito Direto ao Consumidor, crédito pessoal, empréstimo consignado em suas diferentes modalidades e ainda financiamento de veículos.

Neste universo, a portabilidade que estamos abordando é mais indicada nos casos de empréstimos para valores maiores e ainda que serão pagos em prazos longos já que o seu cálculo engloba basicamente o CET que é o Custo Efetivo Total de uma operação como esta.

O Custo Efetivo Total considera em sua determinação os juros praticados pelo financiamento além de todos os encargos relacionados com operações de crédito como taxas de cunho administrativo e seguros obrigatórios nestas transações.

A partir da obtenção deste valor global relacionado com o CET do empréstimo feito por você é possível conseguir melhores condições para finalizar o tempo de seu crédito obtido com taxas de juros mais atrativas e menores que deve ser informada pelo banco original de sua dívida no próximo dia útil depois do pedido para o fornecimento dos dados com o saldo devedor atual, tipo de empréstimo e a taxa de juros praticada.

Depois da realização do contato do cliente para a portabilidade de seu empréstimo para outro banco a instituição bancária original tem o período de até 5 dias para elaborar uma contraproposta para o interessado.

Caso esta nova proposta não seja feito no prazo determinado ou ainda seja menos interessante para o consumidor por juros maiores, por exemplo, a portabilidade acontece normalmente.

É preciso ainda estar atento para o fato de que a portabilidade de crédito é pedida pelo consumidor, mas a sua efetivação junto ao banco original bem como o pagamento da dívida junto ao primeiro banco é feito não pela pessoa, mas sim pela nova instituição bancária que foi escolhida.

Vantagens de fazer a portabilidade de crédito para diminuir juros

Um primeiro aspecto positivo da portabilidade de crédito consiste no fato de que a sua realização gera uma redução dos juros praticados a qual mesmo sendo pequena terá um impacto relevante para o pagamento.

Além disso, quanto mais antigo for o financiamento no qual se deseja realizar este tipo de mudança quanto ao banco pagador melhores serão as condições a serem propostas em virtude dos juros mais elevados no passado.

Conclusão

Com isso, ao considerar como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros esta é uma opção interessante para as pessoas que desejam utilizar suas margens para empréstimos com uma maior eficiência obtendo mais crédito com menos juros.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!