A realização de um empréstimo não significa necessariamente que a pessoa está destinada a ficar na mesma instituição que escolheu inicialmente até o seu pagamento total já que existem na atualidade possibilidades relacionadas a como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros.
Como funciona a portabilidade de crédito para diminuir juros
A portabilidade de crédito consiste, de maneira conceitual, na busca pelo consumidor que está pagando um empréstimo na possibilidade de levá-lo para outra instituição financeira que ofereça melhores preços com juros menores.
É possível a sua solicitação para diferentes tipos de operações de crédito como a relacionada com empréstimos imobiliários, Crédito Direto ao Consumidor, crédito pessoal, empréstimo consignado em suas diferentes modalidades e ainda financiamento de veículos.
Neste universo, a portabilidade que estamos abordando é mais indicada nos casos de empréstimos para valores maiores e ainda que serão pagos em prazos longos já que o seu cálculo engloba basicamente o CET que é o Custo Efetivo Total de uma operação como esta.
O Custo Efetivo Total considera em sua determinação os juros praticados pelo financiamento além de todos os encargos relacionados com operações de crédito como taxas de cunho administrativo e seguros obrigatórios nestas transações.
A partir da obtenção deste valor global relacionado com o CET do empréstimo feito por você é possível conseguir melhores condições para finalizar o tempo de seu crédito obtido com taxas de juros mais atrativas e menores que deve ser informada pelo banco original de sua dívida no próximo dia útil depois do pedido para o fornecimento dos dados com o saldo devedor atual, tipo de empréstimo e a taxa de juros praticada.
Depois da realização do contato do cliente para a portabilidade de seu empréstimo para outro banco a instituição bancária original tem o período de até 5 dias para elaborar uma contraproposta para o interessado.
Caso esta nova proposta não seja feito no prazo determinado ou ainda seja menos interessante para o consumidor por juros maiores, por exemplo, a portabilidade acontece normalmente.
É preciso ainda estar atento para o fato de que a portabilidade de crédito é pedida pelo consumidor, mas a sua efetivação junto ao banco original bem como o pagamento da dívida junto ao primeiro banco é feito não pela pessoa, mas sim pela nova instituição bancária que foi escolhida.
Vantagens de fazer a portabilidade de crédito para diminuir juros
Um primeiro aspecto positivo da portabilidade de crédito consiste no fato de que a sua realização gera uma redução dos juros praticados a qual mesmo sendo pequena terá um impacto relevante para o pagamento.
Além disso, quanto mais antigo for o financiamento no qual se deseja realizar este tipo de mudança quanto ao banco pagador melhores serão as condições a serem propostas em virtude dos juros mais elevados no passado.
Conclusão
Com isso, ao considerar como fazer portabilidade de crédito para diminuir juros esta é uma opção interessante para as pessoas que desejam utilizar suas margens para empréstimos com uma maior eficiência obtendo mais crédito com menos juros.
Artigos relacionados:
- Empréstimos consignados para funcionários públicos
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado
- Tire suas dúvidas sobre empréstimo consignado