Pedir um empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa dependendo do objetivo para qual o dinheiro é requisitado, por isso, saber como agir nessa situação pode ser de extrema importância. Vale lembrar que o empréstimo consignado apresenta umas taxas bastante baratas, se comparadas com outras modalidades de crédito existentes.
Essa situação faz com que ele seja uma das alternativas mais pensadas entre as pessoas que precisam de um dinheiro emprestado. Porém, ainda assim, não são todas que sabem como pedir um empréstimo consignado, e por isso, podem acabar escolhendo outras alternativas, que podem ser até mais caras.
Veja abaixo como pedir um empréstimo consignado e quais suas principais vantagens e desvantagens.
Pedir um empréstimo consignado
Pedir um empréstimo consignado pode ser bastante fácil, porém, como pré-requisito é que o cliente possua uma renda fixa, isso porque, o empréstimo é pago diretamente na conta bancaria do solicitante, como um débito automático.
Além disso, o valor máximo pedido varia de acordo com a renda de cada pessoa. O empréstimo não pode comprometer mais do que 35% da renda mensal. Se a pessoa possuir outros empréstimos em andamento, essa porcentagem passa a valer para a soma das parcelas mensais dos empréstimos.
Sabendo disso, basta pesquisar qual instituição financeira oferece a menor taxa de juros e condições mais favoráveis para o caso em questão. Essa pesquisa é muito importante para que haja a certeza de estar fazendo um bom negócio.
Feito isso, é só procurar a instituição escolhida e solicitar o empréstimo. É importante levar documentos como RG, CPF, comprovante de endereço e de renda. Em alguns casos o valor é liberado em 24 horas.
Vantagens e desvantagens dos consignados
Veja as principais vantagens e desvantagens em pedir um empréstimo consignado.
Vantagens
- Menores taxas;
- Pouca burocracia para fazer a solicitação;
- Algumas empresas ainda realizam o empréstimo para quem está com o nome sujo.
Desvantagens
- Caso aconteça de o cliente perder o emprego, algumas empresas exigem que o pagamento do saldo devedor seja feito em uma única parcela. Em alguns casos, ainda pode ser descontado 30% do valor referente a rescisão de contrato;
- A dívida normalmente é feita a longo prazo, pois o número de parcelas é grande;
- Como a cobrança é feita automaticamente, você obrigatoriamente paga todas as parcelas em dia, esse dinheiro fica comprometido mesmo que você não queira. Além de que, o dia do pagamento é o dia do recebimento do salário, e essa data não pode ser alterada.
Você já sabia como pedir um empréstimo consignado? O que achou da maneira como esse tipo de empréstimo funciona? Responda nos comentários e compartilhe esse post com seus amigos, para que eles também possam conhecer um pouco mais sobre esse assunto.