Uma coisa muito comum hoje em dia é se atolar nas dívidas do cartão de crédito, mas sabia que é possível se livrar destas contas e deixar suas finanças em dia?
Ter um cartão de crédito é algo essencial para que possa fazer compras parceladas, pois conforme o valor nem sempre temos o dinheiro em mãos, mas se não souber usá-lo da forma certa isso se torna um grande vilão para suas finanças e só gera dívidas que viram uma bola de neve.
Para evitar este problema de endividamento tão comum, veja o que fazer:
1 – Verifique como está sua situação
Não tem como se livrar das dívidas se não quiser enxergá-las da melhor forma, então primeiro veja qual o valor que está devendo, para quem está devendo (muitas vezes pode ser mais de um cartão) e quais os juros. Sabendo tudo fica mais fácil estipular as condições de pagamento.
2 – Assuma sua dívida
Não adianta ficar com vergonha de dizer que deve ou evitar qualquer pessoa que venha te cobrar. O importante nesta hora é ter atitude de assumir que errou e que precisa de ajuda da família. Reúna todos para acharem a melhor solução.
3 – Venda alguns bens
Veja o que você pode vender para quitar sua dívida. Vale pensar em um carro que está sobrando na garagem, uma moto ou até mesmo um móvel que não usa. Pense em todos os bens que podem te ajudar a quitar este valor o quanto antes. Depois de quitado você pode até adquirir outro da forma correta se considerava este item importante. O primordial no memento é ver o que pode ser vendido.
4 – Avalie onde pode economizar
Além de ver o que pode vender para conseguir mais dinheiro também deve saber onde pode economizar para evitar gastar mais dinheiro. Pense nas contas de água, luz, telefone fixo, celular e até nas compras do supermercado. Vale a pena ficar um tempo sem fazer aquele churrasco todos os finais de semana e deixá-lo somente para uma vez ao mês até quitar sua dívida.
5 – Veja quanto pode pagar
Após ter estes ajustes você precisa quitar a dívida, então é necessário saber quanto pode comprometer de sua renda para pagar estas parcelas. O ideal é deixar 30% do seu pagamento para isso e reservar os demais 70% para as outras despesas porque assim você compromete somente uma parte e não se afunda em mais dívidas.
Com pequenos gestos você consegue se livrar das dívidas do cartão de crédito e ter uma vida financeira estável. E você, já faz isso?
Artigos relacionados:
- Por que o empréstimo consignado pode ajudar a organizar suas contas?
- Empréstimos consignados para funcionários públicos
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado