Compensa fazer empréstimo para comprar imóvel?

23, janeiro, 2019
Jeniffer Elaina da Silva

Está decidido a realizar o sonho da casa própria e, está pensando em pegar dinheiro emprestado para isso? Veja neste artigo se compensa fazer empréstimo para comprar imóvel.

Infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda não possui a casa própria, segundo um estudo, 80% da população vive de aluguel, ou ainda moram na casa dos pais e, sonham com a possibilidade de ter uma casa própria para chamar de sua.

No entanto, realizar esse sonho não é uma das tarefas mais fáceis, os imóveis estão se tornando cada vez mais caros e, em algumas cidades, geralmente as maiores, até as casas pequenas em bairros mais afastados do centro possuem um valor alto.

Por isso, muitas pessoas acabam cogitando a possibilidade de fazer um empréstimo para comprar imóvel. Mas, será que essa alternativa realmente vale a pena? Acompanhe este artigo e descubra.

Compensa fazer empréstimo para comprar imóvel?

Imagem: Getty Images

Será que compensa fazer empréstimo para comprar imóvel?

Todo tipo de negociação possui vantagens e desvantagens, no entanto, é possível dizer que, fazer um empréstimo para comprar imóvel possui mais desvantagens do que vantagens.

Ao fazer um empréstimo para comprar imóvel, a primeira dificuldade que você encontrará será em relação às parcelas, as financeiras não fazem empréstimos com valores de parcelas que comprometam mais que 30% do rendimento do solicitante.

E, invariavelmente, os valores para compra de um imóvel são altos.

Fora isso, todo o processo de contratação desse tipo de empréstimo é muito burocrático, repleto de exigências referentes a idade do solicitante, comprovação de renda, número de parcelas, etc.

Outra desvantagem desta modalidade são os juros, que costumam ser altos, o que fará com que você paga muito mais do que solicitou emprestado.

Além disso, se você fizer um empréstimo para comprar imóvel e não conseguir arcar com as parcelas, poderá perder a casa, que irá a leilão, para o quitar a dívida.

Existem ainda algumas despesas extras que são necessárias para fazer empréstimo para comprar imóvel.

Além de se preocupar com as taxas, juros e valores que serão embutidos nas parcelas do empréstimo é preciso saber que existirão outras despesas como a relacionada a análise e avaliação jurídica do bem, que geralmente pode custar entre R$ 1 mil e R$ 4 mil.

Existe uma opção melhor que o empréstimo para comprar imóvel?

Não é porque existem mais desvantagens do que vantagens que você precisa desistir do sonho da casa própria. Existem algumas alternativas que compensam muito mais do que o empréstimo pessoal.

O financiamento imobiliário é uma delas, com taxas e juros mais baixos e maior flexibilidade de negociação.

Além disso, você pode tentar realizar um empréstimo consignado que conta com menos burocracia e melhores juros também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!
Pular para a barra de ferramentas