Não sabe mais como sair do cheque especial? Veja algumas dicas que te ajudarão a organizar as finanças.
Muita gente na hora de fazer compras acaba não se programando e gastando mais do que tem. Mas na hora de pagar essa conta acaba se enrolando em dívidas, sejam elas no cartão de crédito, boleto ou cheque especial.
A partir daí é que começam a surgir os problemas, pois a dívida vai ficando cada vez maior e os juros são altíssimos. Ainda existe o risco de o nome ser negativado e isso causar impedimentos para compras futuras.
Por isso se caiu na armadilha do cheque especial e não teve como pagar, veja algumas dicas que podem te ajudar a sair do cheque especial.
Reveja as suas contas
Se você está com dívidas então é hora de analisar suas contas. A primeira coisa a se fazer é listar todos os seus gastos, todos mesmos até aqueles bem pequenos, pois eles somados podem fazer diferença no orçamento.
Depois de listar todos é hora de descartar os que são desnecessários para equilibrar o orçamento. Pense em quais são suas prioridades e mantenha somente elas. O restante do dinheiro use para pagar sua dívida. Pode ser necessário cortar gastos triviais até equilibrar as contas.
Negocie com o banco
Entrar em contato com o banco assim que perceber que entrou no cheque especial pode ser a melhor alternativa para fugir dos juros e taxas. É melhor negociar logo o valor do que deixar a dívida rolar, pois quanto mais tempo passa, maior ela fica.
Ao conversar com o gerente, seja sincero sobre a situação financeira para receber uma proposta que consiga pagar e não se enrolar de novo.
Troque a dívida do cheque especial por outra
Os juros cobrados no cheque especial são um dos maiores do mercado, perdendo apenas para o de cartão de crédito. Por isso, as vezes pegar um empréstimo com taxas menores pode ser a melhor saída para pagar o cheque especial. Mas lembre-se que haverá as parcelas do empréstimo, então se programe para elas.
Use dinheiro extra
Aquele dinheiro que você estava guardando na poupança e juntando para comprar alguma coisa ou para uma situação de emergência deve ser usado nessa hora. É melhor pagar a dívida do cheque especial (que cresce rápido) do que deixar o dinheiro parado e rendendo pouco.
No caso do dinheiro-reserva, depois que as contas se estabilizarem é só voltar a juntar, só que dessa vez se programando para não ter novos imprevistos.
Venda alguns bens
Essa deve ser a última opção, mas se a dívida for muito alta e você já utilizou todos os recursos e quer sair do cheque especial, o jeito é vender algum bem para evitar essa bola de neve de juros que não para de crescer.
Cuidado para não vender o bem muito abaixo do preço só porque precisa do dinheiro, e faça antes uma boa análise para ver se compensa se desfazer desse item.
Seguindo essas dicas você consegue sair do cheque especial e estabilizar sua vida financeira.