Se você anda considerando obter um empréstimo, talvez tenha se questionado sobre suas opções. Afinal, é melhor conseguir um empréstimo consignado ou empréstimo pessoal? A resposta é: depende da sua condição de trabalho.
O empréstimo consignado
De forma geral, o empréstimo consignado é o que oferece as melhores taxas de juros. Isso porque o banco tem a certeza de que receberá o pagamento de suas parcelas. Essa certeza ocorre porque as prestações desse empréstimo são descontadas diretamente do salário do indivíduo. Automaticamente, antes mesmo que o trabalhador tenha acesso aos valores.
Por esse motivo, então, apenas pessoas com renda mensal comprovada podem adquirir o consignado. Isso inclui, então, os trabalhadores com Carteira de Trabalho assinada. Inclui também os funcionários públicos, assim como aposentados e pensionistas do INSS.
Para obter os valores, os participantes desse grupo devem procurar o banco e solicitar os valores. Os trabalhadores CLT, no entanto, só podem se direcionar à financeira que possua parceria com sua empresa. Dessa forma, é necessário procurar o RH da empresa e solicitar uma indicação.
O empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal, por outro lado, está disponível para qualquer indivíduo. Ele costuma ter liberação mais rápida, após breve avaliação do banco. Pode também ser realizado em qualquer financeira de preferência do indivíduo.
As condições da opção, no entanto, são menos atraentes. As taxas de juros do empréstimo pessoal tende a ser mais cara, e os prazos para pagamentos mais apertados.
Empréstimo consignado ou empréstimo pessoal: qual escolher?
Conhecendo essas informações, será mais fácil escolher entre o empréstimo consignado ou empréstimo pessoal. Basicamente, sua definição deve se basear na sua situação de trabalho atual. Caso tenha renda comprovada, o consignado oferecerá condições mais interessantes. A menos, é claro, que você não esteja planejando quitar os valores no prazo. Neste caso, o empréstimo pessoal será a solução. Lembre-se, no entanto, que possuir dívidas em aberto pode levar seu nome às listas de proteção ao crédito.