O governo aprovou no dia 9 de novembro o aumento nos juros dos empréstimos para aposentados, sendo que esse agora passa ser a de 2,34% ao mês no caso de empréstimo consignado e 3,36% ao mês para cartão de crédito.
O aumento já havia sido debatido no começo do ano e as instituições financeiras pediam que ele fosse de 2,48% e 3,49% respectivamente. Porém, o governo rejeitou a proposta inicial e fez um contraproposta o que resultou nos atuais aumentos.
Essa modalidade de empréstimo permite que o desconto seja feito direto na folha de pagamento e por conta de os pagamentos nesse caso serem feitos em dia ele possui juros mais baixos do que outras modalidades de empréstimo. Para que se possa fazer uma comparação os empréstimos pessoais com débito em conta corrente estão em torno de 7% ao mês.
Apesar de ainda ser mais vantajosa, na hora de pegar dinheiro emprestado é preciso ter cautela. Veja um texto que fizemos sobre os cuidados ao contratar um empréstimo consignado.
Como fazer um empréstimo de maneira correta
Quem deseja fazer um empréstimo precisa fazer as contas antes para não acabar se endividando mais, por isso nada de sair por aí pegando dinheiro sem pensar. Veja algumas dicas para não atrapalhar no orçamento.
Não pegue dinheiro emprestado sem necessidade. Apesar do dinheiro fácil parecer tentador esse recurso só deve ser utilizado se realmente for necessário, senão opte pelo pagamento à vista ou parcelado.
Só pegue emprestado a quantidade que realmente precisa. Emprestar dinheiro sai caro, por isso nada de abusar nos valores. Antes de fazer o empréstimo veja a quantia que realmente será necessária e só pegue esse valor, nada de pegar um pouco a mais para alguma emergência, pois a possibilidade de ele ser gasto com algo supérfluo é grande.
Veja quanto isso vai lhe custar. Não é porque você pegou 5 mil emprestado que terá que pagar esse valor, pelo contrário, é preciso pagar os 5 mil mais as taxas de juros que irão variar de acordo com o número de parcelas. Então para saber o valor real da sua dívida ao fazer uma simulação peça o Custo Efetivo Total (CEF) nele estará discriminado o que deve ser pago e a quantia.
Reprograme o orçamento doméstico. Isso será preciso uma vez que o desconto vai ocorrer direto em folha o que significa que o valor do salário ou aposentadoria virá menor que o de costume. Por isso reveja as suas contas, pois elas terão que ser pagas com o valor reduzido do seu pagamento.