É possível equilibrar as contas mesmo pagando o empréstimo consignado.
O que as pessoas mais querem é fugir dos empréstimos consignados devido ao valor que será descontado em folha, porém nem sempre isso é possível e essa acaba sendo a alternativa mais barata para conseguir dinheiro. Porém quando se sabe cuidar das finanças é possível usar o empréstimo e ainda manter o orçamento em dia sem ficar no sufoco.
O grande segredo está em saber fazer as contas antes de pegar o valor emprestado e ser organizado para seguir com o seu planejamento. Isso porque além de ser descontado direto em folha, existe acordos entre as empresas e bancos que permitem descontar até 30% das verbas rescisórias e em caso de demissão o valor a receber será ainda menor.
Siga as dicas para fazer um bom empréstimo consignado
Pesquise bem sobre a empresa que está oferecendo o serviço, quando se tratam de grandes bancos se sabe que são empresas sérias, porém existem financeiras que nem sempre agem de boa fé. É sempre bom verificar a reputação da empresa e conversar com outras pessoas que já utilizaram o serviço.
Apesar dos bancos sempre querem disponibilizar uma valor a mais, não aceite já que terá que pagar juros por ele. Quanto menor o valor menos se pagará, vale a regra de pegar emprestado somente o que será necessário para quitar o que precisa.
A mesma regra é válida para a quantidade de parcelas, quanto menos melhor, pois os juros incidem sobre o período, por isso parcelar em menos vezes mesmo que as parcelas fiquem mais altas, se couber no seu orçamento é a melhor escolha.
Compare as taxas cobradas, isso porque tem instituições financeiras chegar a cobrar até 3% de juros sobre o empréstimo consignado. Uma forma de fazer uma busca rápida é no site do Banco Central, lá estão reunidas todas as taxas cobradas pelos bancos no período.
O governo está estudando uma proposta de liberar parte do fundo de garantia para seu usado no caso de empréstimos consignados, apesar disso parecer muito bom pode comprometer essa reserva do trabalhador que poderia ser usada para outra finalidade.
Seguindo essas dicas fica muito mais fácil de fazer um empréstimo consignado sem comprometer as suas contas, mas vale lembrar que antes de tudo é essencial calcular os seus gastos para que seu orçamento fique equilibrado e não se endivide ainda mais.