Quando chega o começo do ano as contas já começam a surgir e uma dúvida pode ser frequente: é melhor pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelar?
Na verdade, para ter esta resposta você deve avaliar sua situação financeira. Então veja só:
Quando pagar as contas à vista
Se você tem dinheiro na poupança ou em algum fundo, a melhor forma é pagar IPTU e IPVA à vista devido a geralmente terem descontos para o pagamento em parcela única. Assim, você consegue economizar um dinheiro a mais e fica livre das contas de uma vez.
Para ter uma noção da economia, em Belo Horizonte o desconto do IPTU pago em janeiro é de 7%, em Curitiba 6% para pagamento até dia 10 de fevereiro e em São Paulo 4% para quem pagar em janeiro.
Já para o IPVA, no Rio de Janeiro o desconto pode ser de 10% para quem pagar em uma parcela.
Quando parcelar as contas
Se você não tem dinheiro guardado na poupança ou em nenhum fundo e não tem como quitar este valor à vista, terá que parcelar o IPTU e IPVA.
Com isso, você deve saber que vai pagar um pouco a mais, os famosos juros. Para isso, programe-se e saiba as datas certas de pagamento depois.
Vale a pena contratar empréstimo para pagar as contas?
Caso você consiga fazer um empréstimo com juros baixos e no cálculo geral do pagamento das parcelas os juros sejam menores que o pagamento parcelado, vale a pena.
Um exemplo é que se pegar uma CET de 2,5% ao mês e fazer um parcelamento em três vezes, pagará 7,68% de juros, então se o desconto da conta for de 10% vale a pena fazer este empréstimo e quitar a conta de uma vez, aproveitando ainda para pagar menos.
Para aposentados e servidores públicos federais, os empréstimos consignados podem ser vantajosos neste momento, pois oferecem juros a partir de 1,45% para servidores e 1,70% para aposentados. Mas como isso varia conforme o banco, você deve analisar a viabilidade. Da mesma forma, vai depender do desconto oferecido em sua região.
Conclusão
Ficar com as contas em atraso não é bom para ninguém e pagar à vista é sempre a melhor opção para se livrar da conta e obter descontos, mas se ver que a situação financeira não permite, avalie os juros para pagamento das parcelas e as opções de empréstimos disponíveis nos bancos, pois pode ser vantajoso pedir um empréstimo e quitar a conta à vista do que parcelá-la com juros maiores (além de ter que ficar pagando todos os meses).
Aproveite e faça uma simulação no EmprestimoConsignado.org para descobrir o melhor crédito para você.