Mesmo com prazos maiores para empréstimos consignados, é preciso ter cuidado!

22, outubro, 2014
Jeniffer Elaina da Silva

Há pouco tempo, o prazo para empréstimo consignado de aposentados e servidores públicos federais aumentou, mas isso traz um alerta para quem se enquadra nestas situações e pretende aproveitar as facilidades na hora de pagar.

Mesmo com prazos maiores para empréstimos consignados, é preciso ter cuidado!

Imagem: Getty Images

Os aposentados tinham antes 60 meses para quitar sua dívida e agora terão 72, enquanto que os servidores públicos federais tinham 60 meses e agora terão 96. Isso acaba atraindo a atenção de quem até então não fazia um empréstimo devido ao prazo de pagamento, mas desperta preocupação se você não fizer uma negociação consciente.

O economista Gilberto Braga, professor de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), afirma que, mesmo que a taxa fique inalterada de2,14% a 3,06% ao mês para aposentados e pensionistas e 2,5% ao mês para servidores públicos, se você aumenta o prazo para pagamento do empréstimo, aumenta-se também o valor que pagará de juros ao final.

Desta forma, é preciso avaliar se realmente há necessidade de aproveitar o prazo máximo de pagamento ou se, mesmo com esta flexibilização, você não pode pagar antes sua dívida e, desta forma, pagar menos juros ao final.

O prazo máximo para pagar um empréstimo consignado, seja nestes casos ou nos demais, deve ser utilizado somente se realmente sua renda estiver comprometida e não puder quitá-lo em menor tempo. Isso deve ser avaliado com calma e através de um bom planejamento antes de contratar um consignado, pois, embora você ache que está lucrando ao comprometer menos sua renda mensal, está comprometendo-a ainda mais pagando cada vez mais empréstimos que, ao final, poderiam lhe render um bom investimento.

A Febraban, Federação Brasileira de Bancos, afirmou que ainda não há como saber se este impacto no aumento do numero de parcelas para o empréstimo consignado de aposentados e servidores públicos federais será positivo ou negativo e nem se a procura por crédito aumentou. De qualquer forma, vale a pena ficar de olho e tomar decisões conscientes quando tiver que contratar o seu empréstimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Prestamos um serviço completamente gratuito para você
NUNCA faça qualquer tipo de depósito para conseguir seu empréstimo. Ficou com dúvida?
Leia nossos artigos para fazer um empréstimo seguro!