Apesar de não ser muito conhecido por seu nome formal, o empréstimo coletivo é uma modalidade de crédito que tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Dentre sua principal vantagem e diferencial está a facilidade que os clientes encontram.
Também conhecidos como “vaquinhas” os empréstimos coletivos unem quem quer investir dinheiro e quem está precisando de uma determinada quantia, sem intermédio de bancos ou empresas financeiras. Assim, os dois lados saem ganhando.
Hoje em dia os empréstimos coletivos vêm sendo usados, maioritariamente, por pequenas empresas que precisam de um capital inicial para começar a funcionar. Essa modalidade chamada de Crowdfunding, pode reunir diversos investidores que gostarem da ideia da empresa e desejem investir um determinado capital. Em troca, eles podem cobrar juros sobre o valor emprestado ou comprar uma porcentagem da empresa.
No entanto, nada impede que o empréstimo coletivo também seja feito por uma pessoa física, e que posteriormente pagaria uma taxa conforme pré acordado com o investidor.
Como funciona um empréstimo coletivo?
O empréstimo coletivo é diferente de pedir dinheiro para um amigo ou familiar próximo, por exemplo. Isso porque, ele é feito através de uma plataforma que realiza o intermédio da operação, garantindo segurança para todos os lados envolvidos.
Atualmente existem diversas dessas plataformas no Brasil, onde é possível postar um projeto explicando com que finalidade o dinheiro será usado, e assim, tentar conseguir o seu empréstimo. Ou então, olhar as diversas ideias lá existentes, escolher uma e investir.
Vale lembrar que é preciso ter muita cautela na hora de investir e receber esse tipo de dinheiro de terceiros, pois caso quem recebeu o dinheiro não consiga o retorno esperado, pode haver grandes dores de cabeça.
Vantagens do empréstimo coletivo
O empréstimo coletivo apresenta diversas vantagens em relação aos bancos, dentre elas:
- Menos burocracia: Não é preciso apresentar toda a papelada exigida pelos bancos, apenas comprovar que você poderá recuperar o dinheiro recebido;
- Menores taxas: O empréstimo coletivo oferece taxas bem abaixo das cobradas pelos bancos;
- Você também pode ser um investidor e ganhar dinheiro com isso, e não apenas as empresas financeiras como nos métodos tradicionais;
- As chances de conseguir o valor desejado, principalmente para as empresas, são muito maiores.
Você já conhecia o empréstimo coletivo? O que pensa a respeito dessa modalidade de crédito? Deixa sua opinião nos comentários e compartilhe com amigos para que eles também possam conhecer melhor o assunto!