Saiba como montar sua própria organização financeira e descubra a importância da sua utilização para a sua vida.
Independente da renda que se vive, seja através de aposentadoria, salário mensal, renda de imóveis, pensão, enfim, qualquer modalidade que seja exige planejamento e organização financeira. É muito comum ocorrerem momentos, ou melhor, meses em que falta dinheiro no final do mês, e do modo contrário, existem tempos em que só o mês que sobra. Por que isso ocorre? Como evitar esse tipo de situação? Entenda como o planejamento financeiro pessoal pode ajudá-lo no controle das despesas e no aumento do seu padrão de vida.
As situações de desregramento financeiro mensal ocorrem pela falta do controle de gastos, ou seja, a ausência de um orçamento mensal, que, evidentemente, é fruto de um planejamento. Diferente do que se pensa acerca do planejamento financeiro pessoal, ele é verdadeiramente de extrema valia para identificar os principais gastos. Através de uma de uma planilha ou de um pequeno esquema, é possível identificar porque as despesas são maiores que a sua própria renda mensal. Através de um simples orçamento, tornam-se praticáveis hábitos que deixaram de fazer parte do seu cotidiano, em virtude da má administração do dinheiro.
O primeiro passo é se despir do preconceito e da preguiça. Valorize o seu dinheiro e encare de forma mais séria a forma como lida com os seus dispêndios diários, por exemplo: em duas semanas de teste é fácil descobrir quais são os gastos realmente necessários e quais aqueles que são supérfluos, ou seja, os que não são de necessidade e que se repetem com frequência. Procure ter consciência de como o dinheiro que é gasto em despesas fúteis podem ser aplicados em situações mais importantes para você e para sua família.[leadform]
Após o período de teste é possível se avaliar mais sobre a própria organização financeira, é neste momento que se deve criar o orçamento. Geralmente, e para maior segurança, os orçamentos são escritos, mas isso não impede que você o tenha organizado na mente, apenas. Tê-lo de forma organizada e palpável é uma maneira de sempre poder recorrer às suas anotações nas horas mais necessárias. Como conselho, é interessante montar uma planilha ou um esquema das despesas, mediante análise prévia, a qual foi mencionada anteriormente. Para se iniciar não há mistério, comece fazendo da forma que mais estiver ao seu alcance, afinal, o importante é ter consciência de oitenta por cento da despesa mensal. A partir desse conhecimento é que se pode regrar e perceber o que está sendo tão dispendioso e o que poderia estar melhor.
Para ilustrar melhor, entenda que é necessário por no seu esquema as contas, seja de luz, água, telefone ou cartão de crédito. Analise cada uma delas e perceba que o que pode ser feito para melhorar. Dê atenção especial ao cartão de crédito, geralmente, ele é o principal responsável pela falta de medida nos gastos. Uma boa dica é deixar o cartão de crédito em casa, por alguns dias, porque o impulso é o seu pior inimigo. Organize-se, esta é a melhor dica para se ter um satisfatório planejamento financeiro, além disso, seja disciplinado: imponha objetivos.
Através de todas as informações úteis, acima descritas, é possível investir a sua renda em alguma coisa importante, que há muito tempo se esperava, como um imóvel, um carro, uma viagem e tantas outras coisas. Se a sua meta está bem esclarecida a sua disciplina será maior e a vontade de seguir o orçamento também. Por isso, é altamente aconselhável, no momento da produção do seu planejamento, identificar qual é a meta a ser estabelecida. Seja curioso e procure informações em jornais ou sites específicos, pois, é somente com a força de vontade é que se consegue manter um bom controle de finanças.
1 comentário
Bom dia,
Estou pesquisando achei um site bom também: Grupoamp
Abraços.