Quem achava que tinha pouco prazo para pagar o empréstimo consignado pode ficar feliz com o fato do empréstimo consignado para aposentados e servidores ter aumentado. Veja as mudanças!
Nos últimos dias, houve aumento do prazo para empréstimos consignados de servidores públicos federais e também de aposentados, separadamente, sendo que cada um conseguiu aumentar o limite máximo para quitar suas dívidas.
Entenda o que mudou e veja como pode ser mais fácil contratar seu empréstimo agora.
O que mudou nos empréstimos consignados para aposentados
Desde o dia 1 de outubro de 2014, o prazo para pagamento de um empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS foi de 60 para 72 meses, conforme divulgação feita no dia 29 de setembro.
O prazo não altera as taxas de juros, que continuarão as mesmas, sendo de 2,14% ao mês para empréstimos e 3,06% mensais quando feito pelo cartão consignado. Da mesma forma, a renda comprometida continua sendo com limite máximo de 30%.
Conforme dados do Ministério da Previdência Social, em agosto de 2014, onde os prazos de empréstimos consignados eram de 49 a 60 meses para pagamento, aproximadamente 61% optava por quitar as dívidas em 60 meses, o limite máximo.
O que mudou nos empréstimos consignados para servidores
Desde o dia 3 de outubro de 2014, os empréstimos para servidores públicos federais aumentou de 60 para 96 meses.
Conforme o Decreto 8.321 publicado no Diário Oficial da União, mesmo com o aumento do tempo de pagamento da dívida, os juros serão mantidos em 2,5% ao mês.
Vale lembrar que como o empréstimo consignado é deduzido diretamente da folha de pagamento da pessoa física, o aumento de prazos para empréstimos de aposentados e servidores federais não traz riscos de inadimplência, mas é importante que as pessoas analisem a real necessidade da contratação fazendo um planejamento financeiro.