Quem está precisando de dinheiro tem como saída optar por um empréstimo, porém é preciso se atentar a qual tipo de empréstimo pretende fazer. Isso porque são muitas as opções e cada uma indicada para uma situação diferente.
É preciso escolher o melhor empréstimo para fazer de acordo com a sua necessidade e também pensar na quantidade de parcelas. Quanto mais parcelas você tiver para pagar, maiores serão os juros e o valor final da dívida.
Uma dica importante é que antes de decidir pelo tipo de empréstimo se faça a pesquisa em diversas instituições financeiras, isso porque as taxas e as condições de pagamento podem variar bastante.
Empréstimo para a compra de um carro
Quem deseja comprar um carro e precisa de um financiamento normalmente tem duas opções: ou fazer direto na concessionária ou com o banco. Normalmente, ele acaba sendo mais vantajoso com o banco por conta das taxas adicionais que as concessionárias cobram.
Os juros não são tão altos porque o próprio carro pode ser usado como uma garantia, no caso da não quitação da dívida.
Empréstimo para a compra da casa própria
A compra de imóveis, na maioria das vezes, é feita por meio de financiamentos e esse tem como vantagem a período para pagamento. Em alguns bancos é possível parcelar o valor em até 35 anos.
O banco mais utilizado para financiamento é a Caixa Econômica Federal, porém com a redução do orçamento para financiamentos, outros bancos têm apresentado boas opções. Quem deseja dar uma entrada maior e reduzir o saldo financiado, pode optar por utilizar o FGTS para esse fim em algumas situações.
Empréstimo para a compra de bens
Esse normalmente tem duas opções empréstimos pessoais nos bancos ou crediários nas lojas. Nesse caso o que vale é avaliar qual possui a menor taxa de juros a oferecer e optar por ele. Vale lembrar que sempre é mais vantajoso comprar à vista do que parcelado.
Empréstimo para quitar dívidas
Quem possui dívidas pendentes e precisa quitá-las por conta das altas taxas de juros ou porque são de serviços essenciais tem duas opções que são consideradas melhores.
O empréstimo consignado normalmente tem taxas de juros consideradas razoáveis e tem o desconto direto em folha, assim você não contrai mais uma dívida, porém é preciso se planejar, pois não terá esse valor disponível.
O empréstimo pessoal é outra alternativa e feito direto nos bancos. Eles normalmente possuem taxas maiores que o consignado, mas são uma boa alternativa para quem não tem a outra opção.
Se ainda tiver dúvidas, faça uma consulta no EmprestimoConsignado.org e veja boas opções de empréstimos adaptados para o seu objetivo a fim de que não pague juros enormes e consiga quitar sua dívida ou realizar um sonho.