Sendo o empréstimo consignado uma modalidade cada vez mais em uso, é normal mais e mais pessoas espiarem um pouco mais a respeito dele, suas condições, vantagens e o quanto eles podem ser frutíferos na vida de cada pessoa.
Mas uma coisa que muitas pessoas devem ficar atentas, antes mesmo de saberem ao certo o que é o empréstimo consignado, é pesar, na balança, se este é, mesmo, o momento ideal para fazer a solicitação de crédito a um banco ou financeira.
Pois vale lembrar que, uma vez aceito o pedido de empréstimo consignado, as parcelas mensais serão descontadas automaticamente, nos meses seguintes, da folha de pagamento do trabalhador, ou da aposentadoria do aposentado.
Por isso, é vantajoso pedir o empréstimo consignado quando há urgência em quitar um débito ou, ainda, para prestar contas que devem ser pagas em um curto espaço de tempo – mas desde que as parcelas vindouras – o que, consequentemente, significa salários menores nos próximos meses por conta desse débito – façam parte do planejamento orçamentário e não afunde a pessoa em dívidas por conta disso.
Assim sendo, vale ficar atento a algumas condições sobre o empréstimo consignado:
Quem pode fazer o consignado?
Por ser uma modalidade com a qual os descontos das parcelas são feitos através do salário ou benefício do solicitante, nem todos têm acesso ao empréstimo consignado. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são as pessoas cujo perfil tem a possibilidade de realizar o crédito.
As condições para funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS são ainda maiores, já que existe uma estabilidade mais sólida no caso deles, do que na de um profissional com carteira assinada, por exemplo.
É necessário ser correntista do banco com o qual quero fazer o empréstimo?
Não, não há necessidade de ser correntista do banco.
Onde contratar o empréstimo consignado?
Profissionais com carteira assinada podem procurar o setor de RH da sua empresa e descobrir quais instituições são conveniadas com a companhia. funcionários públicos e beneficiários do INSS podem ir, diretamente, ao banco com o qual desejam fechar o negócio.
Existe, ainda, um ranking com as taxas de juros do empréstimo consignado do INSS, que pode auxiliar a pessoa que está em dúvida com qual instituição fazer o empréstimo. E vale lembrar que a análise do perfil, por parte do banco, também existe, o que pode acontecer de negarem o pedido. Por isso, estude bem todos os detalhes antes de solicitar um empréstimo consignado.
Além disso, aqui no EmprestimoConsignado.org você pode fazer essa contratação da melhor forma.