Sendo um ótimo recurso para quem busca juros mais baixos e outras conveniências como o desconto de parcelas diretamente na folha de pagamento, o crédito consignado vem sendo cada vez mais utilizado pelas pessoas. Dentro deste contexto, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo suas facilidades enquanto consumidor, sem precisar enfrentar qualquer complicação de ordem econômica.
Para os aposentados
Mesmo que aqueles que escolhem o crédito consignado tenham suas parcelas descontadas direto no INSS, é preciso tomar alguns cuidados, sobretudo se aposentados. Se for seu caso, dê atenção para fatores como o comprometimento de renda e veja se a instituição em questão está autorizada a fazer consignado. Saiba que os bancos não podem cobrar taxas de abertura de crédito para aposentados e pensionistas.
Conheça suas contas
Faça um levantamento de todas as suas despesas para saber o quanto você pode comprometer de sua renda em um plano consignado. Tenha em mente que não é recomendado destinar mais de 25% de seus ganhos com este tipo de crédito. Evite fazer um financiamento em longo prazo para não afetar seu salário e se notar que não será possível realizar o pagamento do empréstimo, a melhor solução é a renegociação.
Faça um planejamento
Antes de solicitar o crédito consignado, estude com cuidado suas alternativas já que seu salário vai ser reduzido. Veja como ficará o seu orçamento doméstico e pesquise as taxas que os bancos oferecem, de forma que seja possível utilizar o seu relacionamento de cliente para negociar as suas contas.
Pague as contas certas
Avalie com cuidado para que você vai utilizar o seu crédito consignado. O mais indicado é contar com este recurso para pagar as dívidas mais caras, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. No caso de fazer este financiamento para outros fins como a realização de compras, lembre-se de que isto é algo que pode não compensar, e esta será mais uma conta para pagar no final do mês.
Utilize dinheiro extra
Sempre que for possível, tente utilizar algum dinheiro guardado para pagar as suas dívidas de crédito consignado. Algumas boas opções são o décimo terceiro, as rendas provenientes das férias e os bônus recebidos em seu emprego. Deste modo, além de não correr riscos de complicar-se financeiramente, será possível se livrar de qualquer juro que possa surgir.
Cuide com empréstimos no nome de outras pessoas
Por fim, esta é uma importante dica para evitar complicações financeiras. Mesmo que o empréstimo seja para pessoas próximas como família e amigos, há sempre riscos maiores envolvidos, como o de não ser realizado o pagamento ou de outros tipos de inadimplência. Por isto, redobre o seu cuidado com estas questões e saiba que dependendo do que acontecer você ficará com todo o prejuízo.
Ao seguir estas dicas, será muito mais fácil aproveitar o crédito consignado e todas as vantagens que ele tem para oferecer. Se houver qualquer dúvida, fale com o gerente de seu banco e realize as melhores ações financeiras para você.
Artigos relacionados:
- Empréstimos consignados para funcionários públicos
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado
- Tire suas dúvidas sobre empréstimo consignado