Sabia que o empréstimo consignado aumentou nos últimos meses? Entenda mais sobre este cenário e os motivos do crescimento.
De acordo com o Banco Central a melhoria nas formas de pagamento do empréstimo consignado fez com que esta modalidade de crédito aumentasse bastante em outubro.
Entre os meses de setembro e outubro houve um aumento de empréstimos consignados de 58% para beneficiários do INSS e 47% para servidores públicos.
Isso ocorreu devido ao fato de o Governo ter aumentado o prazo para pagamento dos empréstimos de servidores de 60 para 96 meses e dos aposentados do INSS de 60 para 72 meses. Tulio Maciel, chefe do Departamento Econômico do Banco Central, acredita que com a melhoria nos prazos de pagamento as pessoas optaram por quitar dívidas antigas e com isso recorreram a este empréstimo. No decorrer de um mês o prazo médio usado nas negociações foi de 55 meses para 63 meses, mostrando como estão aproveitando para prorrogar as parcelas.
Lógico que a ideia não é reprovar a liberação de prazo maior para este público, já que quando se trata de inadimplências, apenas 2,5% das dívidas vêm dos consignados enquanto que as outras dívidas de pessoas físicas ficam com 4,2%.
Mesmo falando em aumento, se levar em conta o empréstimo consignado para trabalhadores de empresas privadas, este número diminuiu 4%, sendo que representam somente 8% do consignado total também. Isso se justifica pelo fato de os juros para estes trabalhadores ser muito maior, de 34% ao ano, sendo que para aposentados do INSS é de 28% ao ano e funcionários públicos 23% ao ano.
Crédito para compra de veículos também aumentou
Além disso, a liberação de créditos para aquisição de veículos aumentou entre setembro e outubro, com um crescimento de 10% levando-se em conta os dois meses anteriores.
De acordo com o Banco Central, a liberação foi de R$ 8,5 bilhões em setembro e R$ 8,6 bilhões em outubro.
Para aproveitar estas vantagens e conseguir um bom empréstimo consignado você pode aproveitar e fazer uma cotação no EmprestimoConsignado.org para ter em mãos os melhores valores na hora de ter o dinheiro que precisa na hora que quiser.
Vale dizer que não é preciso ser aposentado do INSS nem servidor público para fazer o seu, pois mesmo não tendo os mesmos juros, você tem a vantagem de um crédito pré-aprovado na hora e sem burocracia, então se precisa de um pode fazer uma simulação agora e ter uma ideia de quanto terá que pagar.