Para quem quer ou precisa comprar um bem de maior valor sabe que nem sempre é possível ter o dinheiro do valor total do produto. Mas nem por isso é preciso ficar sem comprar. Hoje em dia, organizando-se é possível realizar um empréstimo e ir pagando o valor em parcelas de acordo com o orçamento, assim não precisa esperar até juntar todo o dinheiro.
Mas antes de sair fazendo um empréstimo é preciso ficar atento às condições de pagamento, taxas e com qual instituição será feita.
Passo a passo do empréstimo em financeiras e bancos
A primeira coisa a se fazer é buscar uma instituição financeira para realizar o empréstimo. O ideal é pesquisar em várias antes de aceitar. Uma dica é sempre recorrer aos bancos ao invés de financeiras porque as taxas de juros das financeiras costumam ser o dobro das do banco. Os bancos do governo (Caixa Econômica e Banco do Brasil) normalmente possuem taxas mais baixas que os bancos privados.
Tenha definido o valor que irá precisar e qual o valor pode pagar por mês, pois assim fica mais fácil de negociar e não criar uma dívida impossível de ser paga.
Ao solicitar um empréstimo ao banco será solicitado que se preencha uma ficha cadastral e podem também ser solicitados documentos de comprovação de renda entre outros, conforme o valor do empréstimo. Com esses dados em mãos, o banco fará toda uma análise para verificar a viabilidade do empréstimo e condições de pagamento.
O funcionário da instituição virá com propostas e nesse momento é hora de verificar todas e escolher a que mais se aproximam de suas condições. Aproveite também para tentar negociar as taxas e condições de pagamento, já que muitas vezes as instituições possuem uma carta na manga, mas não apresentam facilmente.
Lembre-se de não aceitar parcelas maiores do que pode pagar e prefira parcelas menores, pois se sobrar um dinheiro extra pode antecipar o pagamento das parcelas, reduzindo um pouco as taxas embutidas.
Definidas as condições é hora de assinar o empréstimo. Lembre se de ler todo o documento com muita atenção para não ter nenhuma surpresa desagradável no futuro.
Na assinatura do documento será informado quando o valor estará disponível para uso, ou seja, só a partir dessa data é que você poderá comprar o bem que deseja, então se atente a ela.
Fique atento aos vencimentos das parcelas e as pague sempre em dia, pois o atraso delas pode gerar valores altos e não programados.
O EmprestimoConsignado.org oferece uma forma simples de fazer uma cotação com bancos e instituições de renome apenas preenchendo um breve formulário, pois assim pode comparar os juros e condições de pagamento. Aproveite e faça uma pesquisa!
Artigos relacionados:
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado
- Tire suas dúvidas sobre empréstimo consignado
- Limite de desconto do empréstimo consignado