Contratar um empréstimo pode ser um processo trabalhoso. É preciso entrar em contato com vários bancos, verificar e comparar as condições de cada um…. Seria ótimo se houvesse um simulador de empréstimo consignado, não é mesmo? Pois ele está disponível: é a Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil!
O simulador do BC permite ao consumidor calcular as taxas e prestações de seu empréstimo consignado. Ou seja: ao utilizá-lo, o usuário pode descobrir quantos juros vai quitar, quanto seria sua prestação e mais.
Como usar o simulador de empréstimo consignado?
Para utilizar o simulador de empréstimo consignado do BC, o consumidor precisa, primeiro, acessar a lista de taxas base cobradas por cada banco. A lista está disponível no site do Banco Central. Em seguida, é preciso acessar a Calculadora do Cidadão, e então preencher os dados solicitados.
São quatro os campos solicitados na simulação: número de meses do contrato, ou seja, número de prestações; a taxa de juros mensal; valor da prestação; e valor financiado. Apesar de a calculadora funcionar principalmente para financiamentos, a base de cálculo é a mesma. Afinal, as prestações terão valor fixo.
Ao deixar um dos campos em branco, o consumidor pode clicar em “Calcular” e obter o dado que não possuía inicialmente.
Outros simuladores
Além do simulador do BC, cada banco possui seu próprio simulador de empréstimo consignado. Para utilizá-los, basta acessar o site da financeira e buscar pela opção. As mesmas informações que as anteriores serão solicitadas, e o consumidor vai receber uma proposta de acordo com o que desejar.
As condições apresentadas indicarão, por exemplo, as taxas de juros do empréstimo. O consignado só pode ser obtido por aposentados ou pensionistas do INSS, funcionários públicos e trabalhadores com Carteira Assinada. A taxa de juros para estes públicos é, em média, de 1,76% ao mês, 1,48% ao mês e 2,51% ao mês, respectivamente.