O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais procuradas, pelas vantagens que ela oferece. Por isso, é importante saber quais são os documentos para conseguir um empréstimo consignado, para que assim não haja nenhum imprevisto no momento da contratação.
É muito importante já possuir toda a documentação em mãos, para agilizar o processo. Lembrando que em alguns casos, depois de aprovado, o valor já é liberado em 24 horas.
Empréstimo consignado
A primeira coisa importante a ser mencionada sobre o empréstimo consignado é que o pagamento do empréstimo consignado acontece diretamente na conta do cliente, em forma de débito automático.
Essa condição de pagamento pode ser boa ou ruim para o cliente. Por um lado, ela é facilitada, e evita atrasos, auxilia no controle e planejamento das contas, além de facilitar o pagamento. Por outro lado, esse dinheiro fica comprometido todo o mês, mesmo que o cliente queira utilizá-lo para outro fim.
Por possuir esse pagamento mais garantido para o banco, muitas empresas oferecem empréstimo consignado para quem está com o nome sujo. Além disso, as taxas podem ser menores.
Como fazer um empréstimo consignado
Para fazer um empréstimo consignado é preciso, primeiramente, possuir uma renda fixa que possa ser comprovada. Isso porque, o pagamento ocorre diretamente na conta bancária, e para isso, é preciso que haja saldo para haver o desconto.
Depois que cumprir esse requisito, basta apenas procurar uma empresa financeira que realize esse tipo de crédito. No entanto, antes de fechar o negócio, é importante pesquisar em várias empresas e analisar a melhor proposta, já que pode haver diferença nas taxas de juros.
Documentos para conseguir um empréstimo consignado
Conforme dito anteriormente, o empréstimo é pago diretamente na conta bancária, por isso, o comprovante de renda é indispensável. Para isso, pode ser utilizado o próprio contracheque. Os extratos bancários dos últimos 3 ou 6 meses também podem ser interessantes, para, além de comprovar a renda, mostrar que há condições do empréstimo ser pago, no entanto, esse documento para conseguir empréstimo consignado não é obrigatório.
Além disso, documentos pessoais básicos também não podem faltar, como RG e CPF. O CPF pode ser utilizado também para consultar a situação do cliente, como o cadastro no CPF e Serasa. Outro comprovante bastante importante é o de residência.
O que você achou do post? Gostou das dicas sobre os documentos para conseguir empréstimo consignado? Então compartilha com os amigos para que eles também possam saber mais sobre esse assunto!