A busca de formas variadas para conseguir obter quantias maiores de recursos financeiros leva ao surgimento de créditos variados como o empréstimo com imóvel em garantia.
Como funciona o empréstimo com imóvel em garantia
A realização deste tipo de empréstimo é uma prática comum na maioria dos bancos e instituições bancárias, tanto privadas como públicas no Brasil, consistindo na alternativa de obter valores financeiros dando como garantia de pagamento um imóvel que se possua.
A propriedade pode ser rural ou urbana como ter finalidades comerciais e também residenciais existindo a alternativa de ser na modalidade terreno, casa, prédio ou outra construção acabada ou em fase de elaboração.
Nesta situação é preciso que o interessado vá até o banco e se informe com relação às regras para a sua obtenção que irão demandar inicialmente a avaliação do imóvel por um engenheiro civil indicado pela instituição bancária.
Será a partir desta análise especializada que o engenheiro irá delimitar o valor do imóvel a ser dado como garantia sendo que o valor do empréstimo consistirá em 50% do seu valor de avaliação, ou seja, um imóvel avaliado em R$ 50.000,00 tem possibilidade de liberação de R$ 25.000,00.
Cuidados no empréstimo com imóvel em garantia
A decisão de fazer esta modalidade de negócio para obter um valor mais alto de dinheiro precisa ser tomada após muita análise e planejamento porque no momento em que o mesmo é concretizado o seu imóvel fica alienado.
Isso significa que caso o seu proprietário não honre com o pagamento das parcelas do referido empréstimo o banco poderá solicitar na justiça que o terreno, casa ou prédio em questão seja passado para o nome da instituição bancária como forma de pagamento dos débitos de seu proprietário.
Por isso, é essencial verificar em diferentes bancos as suas regras, juros e prazos para os empréstimos feitos nesta modalidade específica bem como o valor da parcela para escolher a regra que mais vai se adequar ao seu estado financeiro na atualidade.
Após a sua decisão é preciso assinar o contrato o qual deve ser registrado no cartório de registro de imóveis com a vinculação do imóvel à alienação ao banco informado sendo que depois desta finalização ocorre a liberação do valor do empréstimo em cerca de 3 dias úteis.
Conclusão
Assim, o empréstimo com imóvel em garantia se refere a uma possibilidade interessante para quem pretende obter uma quantidade maior de recursos financeiros, mas que exige cuidados como em toda transação financeira.
Faça sua cotação no EmprestimoConsignado.org e aproveite as vantagens deste empréstimo.
Artigos relacionados:
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado
- Tire suas dúvidas sobre empréstimo consignado
- Limite de desconto do empréstimo consignado