Veja boas dicas do Procon para não cair nas armadilhas do empréstimo consignado:
Avalie suas necessidades conscientemente
Ainda que possua juros mais baixos comparativamente a outras modalidades de crédito (como o empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial), o empréstimo consignado não deixa de ser uma operação de crédito em que a cobrança de juros é efetivamente uma prática integrante. Nessa lógica, é necessário avaliar racional e friamente de que forma a contratação desse empréstimo irá comprometer o seu orçamento, já que a mensalidade do mesmo não pode ultrapassar 30% do montante do benefício no empréstimo com desconto em folha ou de 10% nos casos em que é usado o cartão de crédito consignado.
Faça um planejamento
Tendo em conta o ponto anterior, vale dizer que planejar é a primeira e mais importante etapa de um empréstimo consignado, uma vez que o salário será parcialmente reduzido e, com isso, o orçamento e saldo disponível serão impactados na sua globalidade. Além disso, todas as questões burocráticas e administrativas também devem ser tidas em conta nesse processo de planejamento para um melhor aproveitamento desse empréstimo.
Busque a melhor alternativa
Pesquisar a melhor relação custo-benefício no que respeita às ofertas feitas pelas instituições bancárias é fundamental para assegurar a contratação de um empréstimo consignado com taxas de juro favoráveis e condições que sejam benéficas para você.
Contratação: conheça seus direitos!
A formalização do contrato do empréstimo consignado demanda que a instituição financeira forneça as seguintes informações fundamentais: valor total financiado, taxas mensal e anual de juros, número e periodicidade das prestações e soma total a pagar pelo empréstimo. Dessa forma, ao assinar o contrato é imprescindível que você exija sua cópia como garantia da formalização do mesmo dentro dos parâmetros legais que o regem.
Atente nos prazos
Com efeito, a modalidade consignada pode ser paga em até 72 parcelas e, caso seja possível, é altamente recomendável que você escolha um prazo mais curto para reduzir o valor dos juros a ser pago. Em adição – e por se tratar de uma operação de concessão de crédito –, você tem direito ao abatimento proporcional de juros e encargos se optar pela antecipação das parcelas do empréstimo.
Posto isto, vale ainda reforçar que os bancos e demais instituições financeiras não podem comercializar crédito consignado via telefone nem proceder à cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC). É ainda vedada a devolução de dinheiro em casos de renegociação ou transferência do débito para outro banco através da portabilidade de crédito.