Tem dúvidas sobre obter empréstimo consignado ou CDC? Acompanhe o texto e descubra qual a melhor alternativa para o seu caso.
Solicitar empréstimo consignado ou CDC é algo que requer ponderação. Afinal de contas, o consumidor que obtém os valores está assumindo uma dívida. Quando esse gasto não é bem planejado, pode trazer uma série de problemas às finanças – inclusive com a dificuldade em quitar as prestações.
Consignado e CDC são semelhantes em diversos aspectos. Para começar, as duas opções oferecem dinheiro para qualquer destinação escolhida pelo consumidor.
Ou seja, o banco não pode definir para que os valores serão utilizados. Algo bem diferente do que ocorre, por exemplo, em um financiamento imobiliário, em que os valores devem ser destinados à compra de um imóvel.
Ambos os tipos de crédito também contam com limite para solicitação. O consumidor só pode obter valor que comprometa, no máximo, 30% de sua renda mensal. Assim, as prestações não terão efeito tão drástico nas finanças.
A seguir, você poderá descobrir as diferenças, vantagens e desvantagens entre os empréstimos. Acompanhe!
O que é o CDC?
O CDC nada mais é do que Crédito Direto ao Consumidor, mais conhecido como crédito pessoal. Qualquer indivíduo pode obter o empréstimo, desde que o banco concorde em oferecê-lo.
Para tal, a financeira pode requisitar algumas comprovações, como o “nome limpo” do usuário e a confirmação de sua renda.
Logo que aprovado pela empresa, o crédito é disponibilizado na conta do indivíduo. O usuário pode negociar os valores e prazos para pagamento diretamente com o seu gerente. Geralmente, as taxas são mais caras do que o empréstimo consignado.
Particularidades do consignado
O crédito consignado é aquele em que as prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento do consumidor. Ou seja, é necessário que o usuário tenha uma folha de pagamento. Por isso, o público dessa modalidade de empréstimo é limitado, e inclui:
- Trabalhadores com carteira assinada;
- Funcionários públicos;
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Membros das Forças Armadas do Brasil.
Comparado ao CDC, o consignado cobra juros e oferece prazos mais atrativos. Por exemplo, o ano de 2018 foram realizados em 30,2 milhões de novos contratos . Os dados são do Banco Central do Brasil, e são considerados válidos por aposentados pelo INSS.
Empréstimo consignado ou CDC: qual obter?
A hora de escolher entre o empréstimo consignado ou CDC, a propaganda deveria ter dois pontos principais. O primeiro a chegar às condições para o consignado.
Em segundo lugar, deve procurar a quantidade de parcelas descontínuas de sua folha, o que pode acarretar na impossibilidade de contar com os valores. Se existiu concordância com estes aspectos, o consignado será sempre uma opção mais atrativa.