As pessoas quando chegam à terceira idade contam com muitas facilidades na obtenção de serviços variados, a exemplo do empréstimo consignado para idosos, sobre o qual vamos abordar de maneira mais detalhada neste texto.
Regras básicas do empréstimo consignado para idosos
A modalidade de empréstimo conhecida como consignado pode ser feito para os mais diferentes tipos de clientes que contenham uma carreira de trabalho em todas as faixas etárias, incluindo os idosos.
As pessoas que já passaram dos 60 anos e se encontram aposentadas em casa, ou ainda em outro tipo de trabalho, podem aproveitar nesta fase da vida de créditos em bancos e diferentes modalidades de instituições financeiras com inúmeros benefícios.
Dentre eles podem ser mencionados prazos de tempo bem curtos ou ainda longos, sendo que no primeiro caso o valor a ser pago tem acréscimos muito pequenos, bem como opções como taxa de juros reduzida com relação ao praticado em geral nestas operações específicas.
Em virtude das grandes facilidades relacionadas com este tipo de empréstimo é importante que as pessoas idosas tenham cuidado com relação à sua obtenção para evitar que ocorram complicações como endividamentos ou ainda falta de recursos financeiros para a manutenção diária de suas contas domésticas.
Tipos de empréstimo consignado para idosos
Quem é uma pessoa idosa que se aposentou de alguma forma ou ainda conta com uma carreira em andamento mesmo já sendo idoso para se manter em atividade pode solicitar esta modalidade de crédito, existindo neste caso duas modalidades principais que são possíveis.
Uma delas é para aqueles que ainda estão trabalhando, podendo nesta situação fazer a solicitação de empréstimo consignado de maneira habitual com a apresentação de contra-cheque para a verificação de margem consignável com posterior liberação.
No caso da pessoa idosa que já se aposentou, ela pode obter empréstimos na modalidade consignada dependendo do tipo de regime de trabalho que tinha anteriormente, sendo que nos casos de regimes privados de previdência, como Ipsemg no estado de Minas Gerais, o processo é o mesmo do anterior.
Existe ainda no caso de outras modalidades de funcionários públicos e ainda os da iniciativa privada que se aposentam com base no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) a possibilidade de utilizar a margem relacionada com o valor da aposentadoria obtido.
Nos dois últimos casos, para aposentados por regimes próprios e ainda pelo INSS, há a necessidade de que o empréstimo seja disponibilizado na entidade desejada, com o comprovante do recebimento do benefício concedido.
Para este público de maneira específica, sobre o valor da aposentadoria obtida nos dois sistemas de previdência existe a possibilidade de obter empréstimos que serão descontados de maneira mensal diretamente no seu valor total limitado a 30% dele no máximo.
Desta forma, o empréstimo consignado para idosos se refere a uma boa alternativa para quem se encontra nesta situação de conseguir ter crédito para a realização de sonhos antigos ou ainda para melhorias em sua vida cotidiana. Você pode fazer uma cotação em pouco tempo aqui no EmprestimoConsignado.org.
Artigos relacionados:
- Principais cuidados ao fazer empréstimo consignado
- Tire suas dúvidas sobre empréstimo consignado
- Limite de desconto do empréstimo consignado