Governo está estudando uma proposta para usar o FGTS como garantia para empréstimo consignado.
As instituições financeiras enviaram ao governo uma proposta para que o trabalhador possa usar a multa do FGTS para conseguir o empréstimo consignado. Já a União sugeriu que além dos 40% do valor pago com a multa, ainda possa ser usado 10% do que se tem depositado. Com isso os bancos vem uma forma de diminuir a inadimplência e uma possibilidade de baixar os juros cobrados.
Essa medida apesar de não ter sido aprovada, já tem gerado bastante discussão e opiniões divergentes. O presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Nelson Azevedo, disse que isso faria o trabalhador usar um fundo de segurança para o futuro. Já o economista Marcus Evangelista vê o empréstimo consignado como uma forma das famílias contraírem dividas, já que boa parte do endividamento vem desse meio de financiamento.
Para as financeiras o risco seria reduzido para zero já que o recurso está disponível em uma conta do trabalhador, porém isso seria um benefício apenas unilateral.
As alternativas do empréstimo consignado com o FGTS
Apesar do governo estar buscando saídas para a crise financeira tentando facilitar o acesso ao crédito, liberar o FGTS para o empréstimo consignado pode não ser a melhor alternativa, já que o trabalhador vai continuar pagando juros por esse dinheiro.
Luiz Alberto Machado, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), avalia como válida a tentativa de tentar encontrar uma saída para a crise, porém acredita que deveria haver projeto de políticas econômicas mais amplas e não apenas ações isoladas.
Para ele pode ser válido para o trabalho esse empréstimo consignado em um momento de necessidade, mas não descarta a possibilidade do FGTS ser usado para outros fins. Seria importante redefinir as finalidades do fundo de garantia, permitindo, por exemplo, que o trabalhador pudesse definir onde aplicar esse dinheiro ou o que fazer com ele.
Hoje o fundo de garantia, pode, por exemplo, ser usado no financiamento ou compra da casa própria o que garantia moradia, porém não pode ser usado para que a pessoa abra o seu próprio negócio e se torne um empreendedor.
Essa pauta ainda está em discussão no governo e não se sabe ainda o que será aprovado, mas mais do que o empréstimo consignado com o FGTS seria importante o governo considerar outros usos para esse fundo do trabalhador.
6 Comentários
Olá,
Eu acho que assim como o funcionário público pode ter empréstimo consignado, para usar o dinheiro para uma reforma de casa, pagar dívidas o que quiser, além de que ninguém é obrigado a usar o empréstimo, faz quem quiser. Por que o funcionário público pode ter esse direito e o empregado privado tem que depender se as empresas fizer o convênio dela? Além disso, é bom para os bancos, para o governo e para os trabalhadores, que faz esse dinheiro que está preso no FGTS circular no comércio.
Att.
Boa tarde Josenaldo,
Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de empréstimo, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.
Abraço.
Olá,
Concordo com o comentário acima, mas infelizmente até agora nada foi definido a não ser a medida provisória 719 publicada pelo governo Dilma. Acredito que esse novo governo não quer liberar dinheiro na economia, talvez eles não tenham interesse nisso, o real interesse desse novo governo é vender tudo (privatizar), por preço de banana e ficar com a grana por debaixo dos panos… assim fica bem melhor para eles.
Até mais
Boa tarde Melque,
Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Caso tenha interesse em fazer um empréstimo, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.
Abraço
Olá,
Sou funcionário público, estou negativado e gostaria de fazer um empréstimo com uma financeira legal e sincera para também honrar com meus compromissos.
Valor pretendido: 100.000,00 reais.
Aguardo retorno.
Boa tarde Luiz,
Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Para fazer a cotação, preencha o formulário em nosso site para que um de nossos vendedores entre em contato com você.
Abraço