Precisando de um novo empréstimo mesmo já tendo outro empréstimo consignado? Veja se pode contratar o seu e como fazer isso da melhor forma.
O empréstimo consignado, para muitos brasileiros, se transformou em alternativa para solucionar pequenos débitos pontuais e, assim, conseguir uma maneira mais controlada de quitar o seu consequente débito com a instituição financeira com a qual o empréstimo consignado foi acertado.
Afinal de contas, o empréstimo consignado funciona da seguinte forma: com pouca burocracia, o banco ou a financeira concede o crédito desejado para o solicitante que, então, terá o dinheiro em sua conta para utilizá-lo da forma que bem precisar. Na sequência, parcelas mensais serão descontadas diretamente da sua folha de pagamento, para pessoas físicas, e do dinheiro da aposentadoria, dos aposentados, mensalmente.
Assim, o empréstimo consignado é um método elaborado de crédito que, com o planejamento adequado, serve para solucionar pendências financeiras dos solicitantes, ainda mais que a modalidade financeira conta com juros baixos – se comparado a outras modalidades disponíveis no mercado, atualmente.
Mas, se são baixas, não se trata de benevolência, mas, sim, da garantia que a instituição financeira possui ao saber que o dinheiro concedido vai voltar para eles com os seus devidos juros, já que o dinheiro é descontado mensalmente da folha de pagamento do solicitante.
Mas, para isso, toda instituição financeira realiza uma prévia e rápida avaliação do perfil de quem fez o pedido do crédito. Essa é a chamada margem consignável, que, por lei, permite ao solicitante que as parcelas mensais com as quais ele fez o empréstimo, não sejam superiores a 30% do seu rendimento mensal. Esse é o limite de cada parcela do empréstimo consignado.
Essa é uma maneira de evitar que a pessoa física embarque em mais uma dívida sem volta e, também, de as instituições financeiras receberem o retorno de seus empréstimos.
É possível ter mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?
Portanto, a resposta para essa pergunta é “sim”, é possível fazer dois ou mais empréstimos consignados ao mesmo tempo. Contato, existe um limite para isso e, como já foi falado, ele esbarra, diretamente, na margem consignável de cada pessoa – que, por sua vez, inflige no quanto a pessoa possui de renda mensal.
Ou seja: é possível realizar maia de um empréstimo consignado simultaneamente, desde que o primeiro crédito não exceda o teto de 30% que a pessoa possui, por lei, para solicitar o empréstimo. Assim, a soma das parcelas mensais, dos diferentes empréstimos, não pode ser superior a 30% da renda mensal do solicitante.
2 Comentários
Bom dia!
Posso ter um empréstimo consignado e um pessoal ao mesmo tempo?
Obrigado
Boa tarde Gabriel,
Obrigada por comentar no emprestimoconsignado.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de empréstimo, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos vendedores entre em contato com você.
Abraço